Tuesday, February 28, 2012

Sotaques estranhos ou engraçados dos Estados Unidos


Algumas regiões dos Estados Unidos tem uma pronúncia tão característica que você identifica de onde a pessoa vem só pela fala:

Arkansas - Frequentemente mudam ditongos /ai/ de final de palavras para um longo /a/:

Ex: When are you stopping by? / uen ar iu stopin baa?/

Why are you doing this? /uaa ar iu doin this?/

Texas - O H de pronomes interrogativos é pronunciado antes do W:

What - Hwat
When - Hwen
Why - Hwy
Where - Hwere

Na maior parte do país o H aspirado é omitido destes pronomes.

Rhode Island: Alguns estados da Nova Inglaterra, em particular Rhode Island, são não-róticos, ou seja, eles omitem Rs onde eles deveriam ser pronunciados. No caso de Rhode Island, fica mais estranho porque eles acrescentam Rs onde eles não existem:

I need the car to go get some pizza. / ai nid the cah to go get some pizzaR/

I have no idea. / ai hev no ideaR/

Negros americanos, diferentemente de negros no Brasil, tem um sotaque particular com uma musicalidade toda especial, fruto de séculos de segregação.

O mapa acima mostra os diferentes tipo de sotaques, de acordo com a região. Quando vier aos Estados Unidos, tente reconhecer os sotaques particulares dos lugares que você visitar.

Tuesday, February 21, 2012

Hotéis para evitar: Marriott, Ritz-Carlton, Renaissance


Se você vem aos Estados Unidos a passeio, ou viaja com frequência pelo Brasil e pelo mundo CORRA dos hotéis Marriott (que também possuem as redes Ritz-Carlton e Renaissance).

A rede Marriott foi fundada em 1927 por um casal de mórmons e embora esteja espalhada por 68 países e pelos Estados Unidos, continua sendo uma empresa familiar, que doa milhões de dólares para financiar campanhas eleitorais para políticos anti-gays. A igreja mórmon investiu pesadamente na campanha para reverter o casamento gay na Califórnia.  

Como a crença deles é vista como seita pela maioria dos evangélicos, eles oferecem todo o apoio logístico e financeiro para grupos religiosos católicos e evangélicos interessados em impedir o avanço de questões sociais progressistas como direitos para LGBT, direitos das mulheres, planejamento familiar, etc. Eles não tomam a frente da iniciativa, mas agem nos bastidores como quem manipula marionetes.

Se você não acompanhou o dilema da proposição 8, veja trailer do documentário 8 the Mormon Proposition e veja como eles jogaram sujo para retirar direitos de casais LGBT.

Caso isso não te convença, lembre-se que nos hotéis Marriott nos Estados Unidos, é proibido fumar e assistir canais pornográficos a cabo no sistema on-demand, comum em qualquer espelunca. Mais uma forma de tentar controlar a liberdade das pessoas.